Com saudades da minha terra natal, estudei um pouco de um outro famoso arroz com feijão.
Ao pequeno-almoço, o prato nacional tradicional da Costa Rica é o chamado gallo pinto, e consiste de arroz, feijão (em geral preto, mas por vezes também vermelho), coentro, pimentão e cebola misturados, e, por vezes, ligeiramente fritos. Um molho local chamado Salsa Lizano (também conhecido como salsa inglesa) é usado com freqüência a fim de dar um toque de especiarias ao prato. Sobre sai especialmente o sabor do cominho. Por vezes acrescentam-se natas azedas à mistura para variar.
1 libra (450 gr.) Feijão preto. Frescas são as melhores, mas provavelmente você as encontrará secas.
8-10 raminhos de coentro (folha de coentro) frescos ou congelados, não secos!
1 cebola pequena ou média
½ pimentão vermelho ou amarelo pequeno (opcional)
3 xícaras (700 ml) caldo de galinha ou água
2 xícaras (350 ml) arroz branco
½ colher (chá) de sal
1 colher de sopa (15 ml) de óleo vegetal
1- 3 colheres de sopa de óleo para fritar o Gallo Pinto
Se os grãos estiverem secos, cubra com água e deixe de molho durante a noite, se eles estiverem “frescos” (ainda secos, mas apenas deitados ao sol como na Costa Rica), apenas os peguem. Escorra os grãos e adicione água fresca a 2,5 cm acima do topo dos grãos e leve para ferver. Cubra a panela e reduza o fogo para ferver muito baixo até que o feijão esteja macio (~ 3 horas). Adicione sal.
Pique coentro, cebola e pimentão muito bem.
Adicione 1 colher de sopa de óleo a uma panela grande e refogue o arroz seco por 2 minutos em fogo médio alto, em seguida, adicione metade da cebola picada, pimentão e coentro e refogue mais 2 minutos. Adicione água ou caldo de galinha, deixe ferver, cubra e reduza o fogo para ferver até que o arroz esteja macio (20 a 35 minutos). Esta é também a receita do arroz Tico usado em outros favoritos, como tamales.
Uma vez que o arroz e o feijão estejam cozidos, você pode refrigerá-los ou congelá-los. Faça pequenos lotes de Gallo Pinto quando quiser, simplesmente salteando-os juntos.
Mantenha uma quantidade significativa de “água preta” com o feijão (½-1 xícara 120-240 ml). É isso que dá ao arroz sua cor e um pouco do seu sabor. Refogue o arroz, feijão reservado cebola picada, pimentão e coentro juntos em óleo vegetal por alguns minutos. Polvilhe com um pouco de coentro fresco picado antes de servir.
Em Guanacaste eles às vezes usam pimentões vermelhos muito quentes em vez de ou além do doce. Algumas pessoas adicionam uma colher de sopa de salsa Lizano ou Chilera aos grãos enquanto cozinham. Nossa amiga Mercedes sempre cozinhava o feijão muito devagar o dia inteiro e pré-aquecia a água ou o caldo de galinha para o arroz.
Vinagre Chilera é um dos condimentos mais comuns encontrados em tabelas na Costa Rica.
Normalmente servido com salsa Lizano, sal, pimenta, natilla e chilera.